CRATO NOTICIAS player

sábado, 20 de janeiro de 2018

Collor anuncia que vai concorrer à Presidência em 2018


O ex-presidente Fernando Collor de Mello (sem partido) sabe bem o que é enfrentar pressão na principal cadeira do poder em Brasília. Em 1992, sofreu um processo de impeachment, aprovado pela Câmara, e renunciou no dia em que o Senado aprovaria sua saída definitiva do poder.

Collor retornou ao poder 14 anos depois, eleito para o Senado pelo Estado de Alagoas. O seu principal discurso desde então é a defesa do parlamentarismo no país. Para ele, o novo sistema evitaria crises políticas, como a que ele enfrentou e a que presidente Dilma Rousseff enfrenta hoje.

O ex-presidente também faz um mea culpa sobre sua postura a frente do Executivo nacional. "Um dos equívocos que cometi como presidente da República – potencializado pela caduquice, o anacronismo do sistema presidencialista a industrializar crises - foi o de ter tido com o Congresso Nacional uma relação inadequada", disse o ex-presidente, em entrevista ao UOL por e-mail.

Collor sempre se colocou como vítima de um golpe parlamentar em 1992 – termo que chegou a usar durante sua campanha à reeleição para o Senado em 2014. "Foi um golpe parlamentar, não foi popular. Não vimos nenhum 'pé descalço', descamisado. O movimento das ruas foram todos orquestrados", afirmou o programa do dia 20 de agosto daquele ano.

Collor vê diferenças entre o governo dele de 1992 e o atual. "Assumi a presidência da República sob o modelo presidencialista de coalizão. Ao contrário da ampla esplanada de 39 ministérios dos tempos atuais, é de conhecimento de todo o país o esforço que empreendi e o empenho que empreguei para compor meu governo com apenas 12 ministros", lembrou.

Nas respostas enviadas, o senador não diz se é a favor ou contra o impeachment da presidente Dilma. Mas faz críticas ao governo dela, que, para ele, se sucedem de mandato em mandato por conta do sistema político brasileiro adotado.

"A raiz de nossas mazelas reside nesse presidencialismo de coalizão, que ainda suspira, Esse sistema é uma verdadeira fábrica de crises. O Executivo já não é capaz de executar a contento o que é preciso. O governo já não governa. O que vivemos hoje é o fenômeno da 'não governabilidade', já conceituado por Noberto Bobbio, respeitado escritor e pensador político italiano", explicou.

Fonte: Uol Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário