CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 29 de maio de 2015

CÂMARA APROVA O FIM DA REELEIÇÃO PARA PREFEITO, GOVERNADOR E PRESIDENTE


PREFEITOS E GOVERNADORES QUE CUMPREM 1º MANDATO, PORÉM, PODERÃO DISPUTAR MAIS UM PLEITO  
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, o fim da reeleição para cargos executivos — prefeitos, governadores e presidente. Todos os partidos orientaram pelo fim da reeleição.

A extinção da reeleição está no artigo 3º do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política.

Como a reforma política está sendo tratada em PEC, o fim da releição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.

A proposta aprovada não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Ela não cabe à presidente Dilma Rousseff,  porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018.

Após a votação, o presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) encerrou a sessão. Nesta quinta-feira (28), a partir das 12hper, os deputados continuam a votar a reforma política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário