CRATO NOTICIAS player

sábado, 25 de outubro de 2014

Pichação na sede da Abril é ´atentado contra a democracia´, diz Aécio


Grupo fez protesto contra reportagem da revista ´Veja´ desta semana. (Foto: Nathalie Guimarães/G1)
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou neste sábado (25) que as pichações na fachada da sede da Editora Abril, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, foram um "atentado contra a democracia". O tucano visitou o túmulo do seu avô, o ex-presidente Tancredo Neves, na cidade de São João del Rei, em Minas Gerais.

O prédio onde fica a sede da Abril foi alvo de um ataque na noite desta sexta-feira (24), depois que a revista "Veja" publicou uma reportagem sobre o escândalo da propina na Petrobras.  A revista afirma que o doleiro Alberto Youssef disse, em depoimento à Polícia Federal, que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento de um suposto esquema de corrupção na Petrobras que abasteceria campanhas do PT.  Segundo a revista, o doleiro não apresentou provas.

"Nós assistimos ontem e hoje um atentado contra a democracia, contra a liberdade de expressão [...] Os manifestantes não atingem aquele veículo, atingem o que nós temos de mais valioso que é a liberdade de expressão no Brasil, a liberdade de imprensa. A democracia vive disso: das manifestações. E as contrárias têm que ser respeitadas", disse Aécio.

SAIBA MAIS: No RS, Dilma diz que pichação na sede da Editora Abril é ´barbárie´

Para o tucano, o ato em frente à editora "é um atentado que deve receber o repúdio de todos os brasileiros da forma mais veemente possível".

"[Esse ato] deve receber o repúdio, não sei, dos profissionais da imprensa e de todos os cidadãos e cidadãs desse país", concluiu.

O tumulto na sede da editora Abril terminou com três pessoas detidas. De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 14º DP, de Pinheiros, por volta das 20h de sexta-feira cerca de 200 pessoas se reuniram em frente ao prédio da editora, com o apoio de um carro de som da União da Juventude Socialista. Eles jogaram muito lixo em frente ao prédio e picharam frases como “Veja mente” e “Fora Veja”. Exemplares da revista foram rasgados.

Segundo a Polícia Civil, os detidos foram qualificados por pichação e liberados em seguida. Os suspeitos negaram envolvimento em atos de vandalismo e disseram que apenas participaram do protesto. Procurada pelo G1, a editora Abril não havia se pronunciado sobre o protesto até a última atualização desta
reportagem.

O candidato do PSDB também falou sobre a reta final da campanha no segundo turno. Segundo ele, a eleição deste domingo (5) não decidirá "o futuro de partidos políticos" e sim o de "cada brasileiro, de cada brasileira."

Aécio comentou ainda o tom de ataques entre as duas campanhas durante o processo eleitoral. Para o tucano, "alguns membros da campanha adversária ultrapassaram todos os limites" quando perceberam que "pela primeira vez em 12 anos haveria uma possibilidade real de derrota".

"Tudo tem limites. E alguns membros da campanha adversária ultrapassaram todos os limites. A democracia é o instrumento mais valioso que nós temos para buscar os nossos caminhos, defendermos as nossas propostas mas o pressuposto fundamental é o respeito ao outro lado, às suas propostas diferentes das nossas", afirmou o candidato.

G1

Juazeiro do Norte-CE: Juíza Ana Raquel intima Câmara para empossar Ronnas e Lunga

Madson Vagner///(Foto: Agência Miséria/ Arquivo)
Os vereadores Ronnas Motos (PMDB) e Antônio de Lunga (PSC), retornarão as suas funções na Câmara de Juazeiro (Foto: Agência Miséria/ Arquivo)
A juíza da 1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, Ana Raquel Colares dos Santos Linard, intimou nessa sexta-feira (24), o presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), para cientificá-lo sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de reintegrar aos vereadores Antônio de Lunga (PSC) e Ronnas Motos (PMDB) às suas funções na Câmara Municipal.

O presidente Capitão Vieira compareceu ao Fórum Desembargador Juvêncio Santana, por volta das 15 horas, onde recebeu o documento do Oficial de Justiça. Segundo Capitão Vieira a Câmara, já cientificada, vai encaminhar as providências legais para empossar os dois vereadores já na próxima sessão de terça-feira (28). Entre as responsabilidades a serem tomadas, está à comunicação aos vereadores Alberto da Costa (PT) e Auricélia Bezerra (PSL) que voltam para a suplência.

Estavam presentes ao Fórum os advogados Luciano Alves Daniel e Leopoldo Martins, responsáveis pelos recursos de Mandado de Segurança e Habeas Corpus, que foram aceitos pelo STJ. Segundo Luciano Daniel, a justiça fez a sua parte, já que, o afastamento por mais de um ano se configurava cassação indireta.

A intimação aconteceu apenas 24 horas depois da decisão do STJ porque, segundo o advogado Luciano Daniel, se trata de uma urgência. O advogado observou que foi requerido junto aos ministros que a comunicação fosse feita através de telegrama.

Também presentes ao Fórum para acompanhar o recebimento da notificação, os vereadores Ronnas Motos e Antônio de Lunga, disseram estar felizes com a decisão. Ronnas falou em recuperar o tempo perdido e voltar a desenvolver o trabalho para qual foi eleito. Antônio de Lunga, disse que deve dar sequência ao mandato tendo como tarefa defender a população.

Os parlamentares estavam afastados desde 10 de setembro de 2013 e foram reintegrados por decisão da sexta turma do STJ, nessa quinta-feira (23), com relatoria do ministro Rogério Schietti Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário