CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ceará: Quadrilhas atacam 280 propriedades rurais


Antônio Carlos Alves///miseria.com.br
Conforme relatos das vítimas, o furto de animais, incluindo bovinos, ovinos, caprinos e suínos, tornou-se um tipo de ocorrência praticamente diário nas propriedades rurais de Canindé. (Foto: Antônio Carlos Alves)
Donos de propriedades rurais, agricultores, criadores de gado, ovinos e caprinos dos municípios de Canindé, Caridade, Itatira, Paramoti, Madalena, Choró e Aratuba estão revoltados com a onda de roubos de animais, motores de irrigação e fios elétricos, que vem assolando a região desde o ano passado. Mais de 280 produtores já foram vítimas das ações criminosas de quadrilhas especializadas nesse tipo de crime nos municípios mencionados. Uma reunião com autoridades ocorreu na última semana, em Canindé, para discutir o problema.

Os prejuízos ainda não foram contabilizados, mas os proprietários de sítios e fazendas estão assustados, pois muitos deles já foram assaltados mais de três vezes. O alvo principal das quadrilhas é a zona rural desses municípios, onde o policiamento ostensivo não está presente. As grandes distâncias entre as propriedades atacadas e as sedes dos municípios dificultam ainda mais o trabalho preventivo da Polícia nos locais.

Cercas elétricas

A situação, segundo as vítimas, "está ficando incontrolável". A reportagem constatou a instalação de cercas elétricas artesanais (gambiarras) em algumas propriedades com o objetivo de tentar se proteger dos bandidos. Em outras, os fazendeiros chegaram a contratar seguranças armados. Essa é, segundo eles, uma das saídas para intimidar os grupos de assaltantes. Em muitos casos, a ousadia dos bandidos chama a atenção até da Polícia.

Diante dos fatos, autoridades da Segurança Pública, criadores e representantes de classe reuniram-se no auditório da Prefeitura de Canindé, na última sexta-feira (22), para discutir formas de combate ao número crescente de furtos de animais no interior do município. A iniciativa do encontro foi do secretário de Desenvolvimento da Cidadania, Segurança e Transporte (Sedecist), Carlos Alberto Moreira Martins, e contou com a presença do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar sediado em Canindé, tenente-coronel Natanael Soares, além do capitão Válber Ferreira, delegada de Polícia Civil, Gisele Martins, e o prefeito Celso Crisóstomo. Participaram do encontro cerca de 30 agropecuaristas que se dizem prejudicados.

Carlos Alberto Martins abriu a pauta fazendo uma estimativa do número de animais roubados somente este ano na zona rural de Canindé, de acordo com relatos de criadores. Em seguida, o prefeito Celso Crisóstomo destacou que o prejuízo atinge também a economia do município e manifestou seu apoio no combate a esse tipo de crime. "É mais do que necessário investigar, descobrir e punir os infratores. Estamos do lado da comunidade e queremos solução para esse grave problema", afirmou.

O tenente-coronel Natanael Soares ouviu relatos das vítimas e determinou que fosse realizado um mapeamento dos casos, visando facilitar o trabalho da Polícia Militar. Para o oficial, a cooperação da própria comunidade é fundamental no trabalho das forças policiais. "É preciso o engajamento de todos para realizarmos uma operação com status de força-tarefa contra essa onda abusiva de roubos", frisou.

A delegada Gisele Martins tem a mesma opinião e destacou que, com frequência, as vítimas de roubo de animais não cumprem seu papel de comunicar o fato à autoridade policial e registrar o Boletim de Ocorrência (B.O). "Prestar queixa na Delegacia é muito importante para o trabalho da Polícia", afirmou.

Animais

Não há estatística oficial de quantas cabeças já foram levadas, mas, conforme relatos das vítimas, o furto de animais, incluindo bovinos, ovinos, caprinos e suínos tornou-se um tipo de ocorrência praticamente diária nas propriedades rurais de Canindé. Criadores veteranos afirmam ter perdido dezenas de cabeças de gado de uma só vez.

"A partir dessas denúncias é que tivemos a ideia de nos reunir com as demais autoridades e adotar um conjunto de medidas visando reprimir esse tipo de crime. Com o que foi discutido hoje, acredito que já dispomos de melhores condições para traçar um plano conjunto e eficaz de ação", avaliou o secretário Carlos Alberto Martins.

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte-CE: CIOPS inaugurada ontem ganha em modernidade, mas ainda não é regional

Demontier Tenório////(Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
CIOPS inaugurada ontem ganha em modernidade, mas ainda não é regional. (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
O governador Cid Gomes inaugurou no início da noite desta terça-feira a sede própria da CIOPS (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança) no Centro de Multiuso em Juazeiro do Norte. Ao contrário das informações constantes no release da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ela não funcionava em caráter regional e nem funciona mesmo após receber a nova estrutura mais moderna e equipada.

O tele atendimento pelo 190 possui apenas seis linhas e contempla somente Juazeiro do Norte. Entretanto, existe a idéia da futura expansão que possa trazer pessoal e mais equipamentos para a CIOPS juazeirense ampliando para todos os nove municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC) totalizando 560.325 habitantes ao contrário dos 249 mil citados no site oficial do Governo do Estado. A nova sede conta com as salas de tele atendimento, mapeamento dos bairros de Juazeiro e de monitoramento das viaturas, além de um auditório.
O governador Cid Gomes inaugurou no início da noite desta terça-feira a sede própria da CIOPS. (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

Segundo divulgou a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Ceará, o investimento na nova CIOPS de Juazeiro foi de R$ 243 milhões ou quase o valor do aquário gigante em construção na Praia de Iracema em Fortaleza estimado em R$ 320 milhões. Atualmente, só funciona o 190 da Polícia Militar, mas é pensamento agregar, em breve, o telefone 192 do SAMU e o 193 do Corpo de Bombeiros. O governador Cid Gomes defendeu a junção do tele atendimento com a Polícia Civil. 
A nova sede conta com mapeamento dos bairros de Juazeiro e de monitoramento das viaturas. (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

Tão logo chegou à sala das telefonistas, ele fez questão de ligar para o 190 e uma das garotas atendeu sem saber que se tratava do governador testando o sistema do seu próprio aparelho celular. Na nova sede de mapeamento da CIOPS já está presente o pessoal da Guarda Civil Municipal que integrará a nova coordenadoria, mas o número ainda é o 3571.4555.  Contrariando o que divulgou o site oficial, contatos com a Polícia Rodoviária Federal e Perícia Forense do Ceará ainda não passam pelo CIOPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário