CRATO NOTICIAS player

sábado, 28 de junho de 2014

Estátua de N. Sra. de Fátima é atração turística no Crato











Inaugurado recentemente, o monumento já concentra vendedores e visitantes devotos (Foto: Diário do Nordeste)
 Inaugurada no último dia 21, data em que foram comemorados os 250 anos de criação deste município, a estátua de Nossa Senhora de Fátima já é vista como um dos principais equipamentos a ser utilizado no processo que a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Turismo pretende efetivar, a partir do próximo mês, objetivando a ampliação da prática do turismo religioso no Crato, por meio da peregrinação de fiéis ao local onde o monumento à santa foi edificado, no bairro Barro Branco, na periferia da cidade.

Mesmo não havendo, ainda, nenhuma infraestrutura que garanta maior comodidade aos fiéis na área ao redor da estátua, cresce diariamente o número de pessoas que visitam o local. Ônibus de excursões chegam de regiões mais distantes, como Alagoas e Feira de Santana (BA), bem como de municípios da própria região, como Juazeiro do Norte e Santana do Cariri, possibilitando a criação de diversas atividades comerciais que, ainda de forma tímida, estão sendo realizadas por moradores do próprio bairro.

A comerciante Paula Nascimento, que possui uma banca de doces nas proximidades da estátua, diz que todos os dias consegue vender seus produtos aos visitantes do monumento. Segundo ela, os clientes começam a aparecer em maior número no final da tarde, após as 17 horas. "É quando o pessoal começa a sair do trabalho e, antes de ir para casa, dão uma passadinha por aqui pra pedir as bênçãos a santa e acabam comprando os meus doces também", comemora a ambulante.

Estão previstas obras de infraestrutura no entorno do monumento como uma grande praça para melhor receber os visitantes e, ainda, uma réplica da Igreja de Fátima, como a de Portugal. As obras são de responsabilidade do governo do Estado, que também custeou a construção da estátua, orçada em cerca de R$ 1 milhão.

A empreendedora Fabiana Alves Pereira, que comercializa lanches nas imediações da estátua, acredita que, com a construção dos equipamentos de apoio ao monumento, haverá aumento no fluxo de visitantes e, consequentemente, ampliação na margem de venda dos produtos que oferece.

Conforme o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, a Prefeitura Municipal pretende, em parceria com o Sebrae, apoiar estes pequenos empreendedores, com cursos de capacitação, oportunizando melhores condições de atendimento aos turistas, bem como a ampliação da renda dos vendedores.

"A pretensão é firmarmos este convênio até o fim de julho para que haja garantias de que as pessoas que já estão atuando no local possuam as condições e o conhecimento necessário para garantir qualidade no tratamento a ser oferecido aos turistas", informou ele.

Venâncio Saraiva disse que a Secretaria pretende, brevemente, realizar um questionário com os moradores do bairro, objetivando conhecer as demandas ainda existentes, no sentido de que estas sejam dirimidas e, consequentemente, haja a ampliação das ações que já estão sendo desenvolvidas naquele logradouro pela municipalidade.

Conforme o secretário, no local deverão ser instaladas empresas de diversos segmentos do setor econômico.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário