CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cedro-CE: Ex-presidiário morre em troca de tiros com a Polícia


André Costa
O trio conseguiu fugir, deixando para trás uma balaclava, revólver e luvas. (Foto: Richard Lopes)
O ex-presidiário Francisco Aldeir de Oliveira, de 22 anos, morreu neste fim de semana durante uma troca de tiros com policiais militares da cidade de Cedro. A vítima seguia a pé juntamente com outros três homens quando, ao avistarem a viatura policial, teriam aberto fogo contra os militares.

No tiroteio, um tiro atingiu o tórax de Aldeir. Ele ainda foi socorrido pelos próprios policiais, no entanto, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu antes de dar entrada na unidade hospitalar do município. A vítima cumpria pena por tráfico de drogas e estava em liberdade há poucos meses.

O trio conseguiu fugir, deixando para trás uma balaclava, revólver e luvas. O corpo do ex-detento foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu para ser necropsiado.

*Com informações do colaborador e radialista Richard Lopes

Dirceu pressionou Lula a defender petistas presos








Ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (Foto: Divulgação)
Preso em uma cela de seis metros quadrados, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu criticou Luiz Inácio Lula da Silva pela forma como ele administrou até agora a crise do mensalão. A insatisfação com o ex-presidente foi manifestada por Dirceu a pelo menos três amigos que o visitaram, nos últimos dias, no Complexo Penitenciário da Papuda.

Irritado com o silêncio do Planalto, Dirceu perguntou: "E o Lula não vai falar nada?". Era a senha para a urgência de um pronunciamento, que deveria ser feito o quanto antes, no diagnóstico do ex-ministro, sob pena de grande abalo na imagem do PT, com potencial de interferir na campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição.

Três dias depois de receber o recado, Lula fez o mais veemente discurso desde que os petistas foram condenados. Sugeriu, na quinta-feira passada, que o rigor da lei só vale para o PT e dirigiu ataques ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

Em meio a protestos contra as "arbitrariedades" na execução das sentenças, Lula e dirigentes petistas também decidiram promover um desagravo a Dirceu, ao ex-presidente do PT José Genoino e ao ex-tesoureiro Delúbio Soares na abertura do 5.° Congresso da sigla, de 12 a 14 de dezembro, em Brasília.

A contrariedade de Dirceu com Lula, porém, não vem de hoje. Interlocutores do ex-ministro contaram ao Estado que ele sempre reprovou a forma "conciliatória" como o então presidente conduziu o caso desde que o escândalo estourou, em junho de 2005.

Em conversas mantidas no cárcere, Dirceu tem dito que Lula errou ao não fazer o "enfrentamento" necessário para não deixar a denúncia de corrupção virar uma espada permanente sobre o PT e o governo.

Para Genoino, os réus do PT não têm escapatória, mesmo se conseguirem reduzir suas penas, pois perderam a batalha da comunicação. "Estamos marcados como gado", resumiu ele a um amigo.

Na avaliação de Dirceu, Lula deixou a CPI dos Correios prosperar, em 2005, quando ainda teria condições de barrá-la. Por esse raciocínio, ao não politizar a denúncia da compra de votos no Congresso, Lula abriu caminho para a "criminalização" do PT. O partido até hoje insiste que nunca corrompeu deputados em troca de apoio e só admite a prática do caixa dois.

Nomeação. Arquiteto da campanha que levou o PT ao Palácio do Planalto em 2003, Dirceu revelou que Lula chegou a consultá-lo sobre a nomeação de Luiz Fux para ministro do Supremo. "Se você está dizendo que sim, quem sou eu para dizer que não?", disse Dirceu, segundo relato de amigos, antes de ser procurado por Fux, que pediu sua ajuda para conquistar o cargo.

Fux acabou nomeado em 2011 por Dilma. Petistas juram que ele prometeu "matar no peito" a acusação, em sinal de que absolveria os réus. Quando saiu o voto pela condenação, o espanto no governo e no PT foi generalizado.

Num café da manhã com Dirceu, em novembro de 2010, Lula prometeu a ele que, quando estivesse fora do Planalto, desmontaria a "farsa do mensalão". A promessa não foi cumprida sob a alegação de que era preciso blindar o primeiro ano do governo Dilma. Depois vieram as disputas municipais de 2012 e agora o ano é pré-eleitoral.

Para o líder da bancada petista no Senado, Wellington Dias (PI), o PT não soube construir uma narrativa para reagir à ofensiva da oposição e da mídia. "Sob intenso cerco político, nós acabamos permitindo que as versões da compra de votos florescessem", avaliou Dias.

A estratégia do governo e do PT, agora, é usar o escudo da "legalidade" e o discurso de que há "dois pesos e duas medidas" na Justiça para impedir que o mensalão contamine a campanha de Dilma em 2014.

Fonte: Estadão

Homem atira contra torcedores do Sport








Homem atira em torcedores (Foto: Carlos Ezequiel/Folhapress)
A festa que os torcedores do Sport fizeram para comemorar o acesso do time para a elite do futebol brasileiro foi ofuscada por um ato de violência, na tarde deste domingo (24), em Recife.
Torcedores que tentavam rasgar uma bandeira do Santa Cruz, estendida na janela de uma casa, foram recebidos a tiros de pistola pelo dono da residência.
Os torcedores do Sport ainda atiraram pedras em direção à casa do atirador, que chegaram a acertar seu carro. A polícia foi chamada e não há informação sobre feridos.



Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário