CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Aumento do preço do gás de cozinha faz famílias usarem fogão a lenha no Ceará


O consumidor já percebeu que está mais caro cozinhar. Isso porque o gás de cozinha tem enfrentado sucessivos aumentos. E, por conta disso, muita gente tem utilizado outras alternativas para preparar os alimentos sem gastar tanto o gás do botijão. A informação é do Tribuna do Ceará.

Na casa de dona Ester Silva, o fogão a gás é usado apenas para preparos rápidos. Aqueles alimentos que demoram mais tempo são cozidos no quintal, em um fogão a lenha. Logo cedo, ela já esquenta a água do feijão.

Segundo pesquisa do IBGE, praticamente uma a cada quatro residências do Ceará utiliza carvão ou lenha para cozinhar os alimentos. O custo é praticamente zero.

Fortaleza apresenta a maior tarifa entre as cidades avaliadas pela agência nacional do petróleo. Em média R$ 75. Há cinco anos, o gás de cozinha custava R$ 42,84, representando aumento de 88,43%.

O presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás do Ceará, Luciano Holanda, justifica o preço elevado. Ele diz que, apenas no ano passado, os empresários enfrentaram aumento de 20% no valor do produto; custo que não foi repassado integralmente ao consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário