CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 22 de março de 2018

Apagão atinge Ceará e outros estados do Nordeste

Uma pertubação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou apagão no Ceará e em pelo menos outros 12 estados do Norte e Nordeste brasileiro, às 15h48 desta quarta-feira (21). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve desligamento de 18.000MW, o que representa 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Os estados afetados são Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. 

Com a queda de energia, os sistemas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do restante do País. Nessas regiões, segundo a ONS, as cargas interrompidas foram restabelecidas em cerca de 20 minutos. Regiões de São Paulo e do Rio de Janeiro foram algumas das localidades impactadas. 

Em Fortaleza, o fornecimento de energia começou a ser retomado por volta das 18h, cerca de 2h15 após o início do apagão, mas apresenta oscilações e novas quedas. A Enel Distribuição Ceará informa a eletricidade voltou em 70% do Estado. A companhia afirma que está "trabalhando pra normalizar o mais rápido possível".

Em Alagoas, o fornecimento também começou a ser normalizado gradativamente às 18h, segundo a companhia local, Eletrobras. Em nota, a empresa afirma que o apagão afetou todos os municípios alagoanos.

A situação da recomposição no Nordeste era esta às 18h55:
Fortaleza: 55% da carga religada
Teresina: 50% da carga religada
Recife: 50% da carga religada
João Pessoa: 15% da carga religada
Maceió: 20% da carga religada
Salvador: 30% da carga religada
Aracaju: 25% da carga religada
Natal: 20% da carga religada

Causas

O diretor de Operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que o problema foi causado por defeito na subeestação da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga, em Jatobá, interior de Pernambuco.

Já para o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o motivo seria a pane em uma linha do complexo de Belo Monte, no Pará. 

Ceará

Em Fortaleza, moradores de vários bairros como Sapiranga, Papicu, Aldeota, Parque Manibura, Cidade dos Funcionários e Cidade 2000 informaram queda no serviço. Semáforos na Praia de Iracema, Aldeota, Bezerra de Menezes, Domingos Olímpio e Av. Beira-Mar ficaram apagados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário