CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Vírus da Zika pode ser transmitido através de relações sexuais


Todo mundo sabe que a Zika é transmitida através de um mosquito. Mas essa não é a única forma de transmissão da doença. Você sabia? Ela também pode ser repassada através de relações sexuais. 

A infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Melissa Falcão, fala sobre as formas de propagação da Zika. “Sim. A Zika pode ser transmitida através da picada do inseto e através da relação sexual. Então, um parceiro pode transmitir a Zika para a parceira, através do sexo. 

Tanto do homem para a mulher, como da mulher para o homem, do homem para o homem, qualquer relação sexual pode levar à transmissão da Zika.” Os principais sintomas da Zika são a vermelhidão no corpo e coceira. Febre e dor nas articulações também podem são possíveis sintomas. Segundo Melissa, todos devem se proteger. Mulheres, grávidas ou não, e homens, devem fazer o uso de preservativo durante as relações sexuais. “Sim. 

A Zika, comprovadamente, pode ser transmitida através da relação sexual. Então, não só a gestante, a grávida, tem que se proteger, como o marido da grávida também tem que se proteger, para não transmitir para a mulher durante a gravidez.” Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, até o dia 11 de novembro, 16.870 casos de Zika foram confirmados no Brasil. O número mostra uma queda de mais de 92% em relação ao mesmo período de 2016, quando foram registrados 214.126 casos.

 O combate ao mosquito continua. Como a Doutora Melissa disse, a Zika também pode ser transmitida através das relações sexuais. Portanto, previna-se. Participe também e lembre-se de que um mosquito pode prejudicar uma vida. E o combate começa por você. Para mais informações sobre o assunto, acesse: www.saude.gov.br/combateaedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário