CRATO NOTICIAS player

sábado, 28 de outubro de 2017

Ceará tem nove mortes por febre chikungunya em uma semana

O Ceará registrou nove mortes por chikungunya em apenas uma semana. Com os óbitos, chega a 126 o número de vítimas da doença apenas neste ano. Fortaleza concentra o maior número de casos, com 96 mortes. O número de casos confirmados da doença chegou a 96 mil.
Fortaleza concentra 59% dos casos, com mais de 55 mil confirmações. Além de Fortaleza, foram registradas mortes em Acopiara, Aracati, Beberibe, Caucaia, Itapajé, Maranguape, Marco, Morada Nova, Pacajus e Senador Pompeu.
A taxa de incidência dos casos confirmados de chikungunya para o estado do Ceará é de 1.351,7 casos por 100 mil habitantes. No estado, dos 184 municípios, cerca de 110 apresentaram taxas de incidência bastante elevadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera nível epidêmico quando uma cidade ou região tem mais de 300 casos da doença para cada 100 mil habitantes.

Sintomas - Transmitida pelo mesmo vetor da dengue e da zika - o mosquito Aedes aegypti - a infecção pelo chikungunya causa dores terríveis não apenas durante os dias em que o vírus está circulando no corpo da pessoa que o contraiu, mas por muito tempo depois da "cura". Em seus primeiros dez dias, os sintomas costumam ser febre, fortes dores e inchaço nas articulações dos pés e das mãos.
Em alguns casos, ocorrem também manchas vermelhas no corpo. Mas mesmo com o fim da viremia - período em que o vírus circula no sangue - a dor e o inchaço causados pela doença podem retornar ou permanecer durante cerca de três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário