CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 7 de março de 2017

Médicos do SUS são presos em operação da PF que investiga cobrança ilegal por partos



post-feature-image

Dois médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) foram presos preventivamente na manhã desta segunda-feira (6/3), investigados em operação da Polícia Federal que apura cobrança indevida de partos integralmente cobertos pelo SUS.

A operação Falso Juramento, deflagrada em Itaqui, cidade do interior do Rio Grande do Sul, surgiu a partir de dezenas de relatos de mulheres que teriam sido cobradas indevidamente no Hospital São Patrício pela realização de parto cesárea. Estariam envolvidos dois médicos obstetras e um anestesista.

Segundo informações da PF, com receio de entrar em trabalho de parto, as pacientes solicitavam diretamente aos médicos uma cesárea, que a realizavam mediante o pagamento de valores que variavam entre R$ 400 e 1,8 mil. Esses valores eram integralmente embolsados pelos médicos, pois a internação e todo o procedimento eram realizados e custeados pelo SUS.

Quem não conseguia obter o dinheiro ficava aguardando o nascimento natural. Há relatos de mulheres que já estavam em trabalho de parto há vários dias, mas os médicos negavam a cesárea se não houvesse o pagamento. Foram identificados casos de sequelas em bebês por terem passado da data do parto e até mesmo o óbito de um recém-nascido.

Há provas de cobrança indevida há pelo menos 13 anos, o que pode ter rendido mais de R$ 1,6 milhão aos dois médicos nesse período. Também eram cobrados outros procedimentos cobertos pelo SUS, como cauterização, aplicação de injeção e cirurgias.

Os dois médicos presos foram encaminhados à Penitenciária Modulada de Uruguaiana e responderão por crimes de corrupção, estelionato e realização de esterilização cirúrgica ilegal. Também foram indiciados uma funcionária de um dos médicos e o anestesista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário