CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 21 de março de 2017

Funceme prevê chuvas no sul do Ceará na terça e em todo o estado na quarta

Fortaleza chuvosa e nublada vista do Morro Santa Terezinha, no Mucuripe (Foto: Wânyffer Monteiro/TV Verdes Mares)
 
O Ceará deve receber chuvas na região sul nesta terça-feira (21) e em todo o estado na quarta (22), conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Nos dois dias, deve predominar o tempo nublado em todas as regiões.

Nesta segunda-feira (20), a Funceme registrou chuvas em 50 das 184 cidades do Ceará até o início da tarde, com maiores precipitações em Marco (41 milímetros), Barroquinha (35), Cascavel (35) e Granja (33).

Cinco açudes sangrando

Com as chuvas do fim de semana, mais dois açudes do Ceará de pequeno e médio porte sangraram. Atualmente, estão com capacidade máxima os açudes Acaraú Mirim, na cidade de Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Valério, em Altaneira; e Maranguapinho, em Maranguape.

O açude Tijuquinha chegou a sangrar há uma semana, mas tem atualmente o 97,4% da capacidade total, de acordo com o monitoramento da Cogerh atualizado neste domingo (19).

Já os açudes de grande porte seguem com capacidade baixa. O Castanhão, que abastece a grande Fortaleza, tem atualmente 5,69% da capacidade. O Orós, que deixou de desviar águas para a Região Metropolitana de Fortaleza, segue com 9,83% da capacidade. Já o Banabuiú tem apenas 0,62% do armazenamento. Os três são os maiores reservatórios do Ceará.

Dos 153 açudes monitorados pela Cogerh, 122 estão com de 30% da capacidade, incluindo os maiores reservatórios do estado.



Fonte G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário