CRATO NOTICIAS player

domingo, 22 de janeiro de 2017

Pesquisa Cearense: Venenos de cascavel e cururu do Nordeste devem substituir a morfina como analgésico


A pesquisa acontece e será avaliada pela Anvisa (FOTO: Divulgação)

Novos analgésicos produzidos a partir do veneno de animais estão sendo desenvolvidos no Ceará e devem ser submetidos à análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até o fim de 2018.

Em entrevista à Tribuna Band News FM, o responsável pela pesquisa, Cris Namurti Carvalho, conta que as substâncias foram produzidas a partir de animais da biodiversidade do Nordeste, como o cururu e a cascavel. Segundo ele, o objetivo é que esses analgésicos substituam a morfina.

“São dois animais da biodiversidade que têm venenos muito ricos em diversas substâncias que são muito interessantes. Desse dois animais, nós isolamos duas substâncias naturais que serviram de modelos para que nós desenvolvêssemos novos analgésicos”, revela. 

Os testes em humanos só devem começar depois que o estudo for aprovado pela Anvisa. 

Segundo Cris Namurti Carvalho, o custo dos analgésicos deve ser baixo e que os animais já não são mais utilizados para produzi-los. “Nós usamos analgésicos naturais como modelos para o desenvolvimento de analgésicos mais eficazes, que hoje são os sintéticos”, explica. A pesquisa está sendo desenvolvida pela iniciativa privada em parceria com a Universidade
Fonte Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário