CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

"Rim biônico" está perto de virar realidade, diz cientista



Um feito científico que pode acabar com a necessidade de transplante e hemodiálise. O “rim biônico”, como está sendo chamado o órgão artificial, feito de tubos plásticos e células humanas nunca esteve tão perto de se tornar uma realidade.

Pesquisadores criaram um protótipo de um rim que cumpre perfeitamente o papel de purificação do sangue, cumprida pelos rins. De acordo com o tabloide do Reino Unido The Sun, cientistas holandeses conseguiram após várias tentativas condensar todas as funcionalidades do órgão em uma versão biônica. O estudo realizado por eles será apresentado na Conferência da Sociedade Americana de Nefrologia, em Chicago, no fim de novembro de 2016.

“Esse estudo mostra um desenvolvimento de sucesso da membrana viva do rim. É um passo importante para a criação de um rim bioartificial”, afirmou o pesquisador Dimitrius Stamatialis, da Universidade de Tente, da Holanda. Ainda de acordo com ele, caso a técnica seja comprovadamente funcional, pode ser utilizada para criação de fígados e pâncreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário