CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 1 de novembro de 2016

No Ceará, portões fecham ao meio-dia para candidatos do Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 será realizado em todo o Brasil no sábado (5) e domingo (6). Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. No Ceará, os 537.626 candidatos devem ficar atentos quanto ao horário das provas. Por causa do horário de verão, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h e fechados às 12h, sem tolerância. As provas começarão, nos dois dias, às 12h30. Em 2016, o número de candidatos do Ceará foi 10% superior ao de 2015, que somaram 486.678.
Para evitar atrasos, a recomendação do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) é de que os candidatos façam o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova, a orientação é chegar com antecedência ao local, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 12h.
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
Identificação
O acesso ao cartão de confirmação de inscrição está disponível pela internet e também no aplicativo do Enem. Pelo app é posível acompanhar as etapas do exame, acessar comunicados oficiais e receber notificações personalizadas. O app, que é gratuito, pode ser baixado em tablets e smartphones, o aplicativo do exame, disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Segundo o Inep, a apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas ele traz importantes informações como o número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). 


Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do Enem na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha  O cartão de confirmação, além do local, data e horário de prova, traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.  Em caso de dúvidas, o Inep disponibiliza o Inep o telefone 0800-616161.



Provas
No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.  Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro.  Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.



Neste ano, todos os candidatos, no momento em que assinarem a lista de presença dentro das salas, terão de passar pela biometria (reconhecimento das digitais) para evitar fraudes. Segundo o governo federal, 22 mil servidores federais vão trabalhar como certificadores com o coordenadores de prova em cada ponto de aplicação.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário