CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Vitamina C pode auxiliar tratamento de depressão

O ácido ascórbico, mais conhecido como Vitamina C, poderá auxiliar na evolução do tratamento de pacientes com quadros de depressão. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conduziram um estudo, realizado a partir de testes em camundongos, para avaliar a reação dos animais à molécula.

O uso da vitamina também potencializou o efeito dos antidepressivos fluoxetina, imipramina e bupropiona, sem causar alteações na atividade locomotora dos animais. Durante os testes, os pesquisadores constataram que não houve alterações na atividade locomotora dos animais e que o ácido ascórbico causou um efeito preventivo nos sintomas depressivos que haviam sido induzidos nos camundongos.

“Os antidepressivos têm muitos efeitos adversos, que são inclusive motivo de abandono do tratamento. Se conseguirmos baixar essa dose ao associá-los com um agente sem efeitos colaterais, teria talvez uma estratégia terapêutica muito promissora no tratamento da depressão”, disse a pesquisadora Ana Lúcia Severo Rodrigues ao G1. Apesar dos resultados promissores, o método ainda não pode ser recomendado no tratamento de pacientes, pois o efeito ainda não foi testado em seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário