
A região do Cariri registrou a maior quantidade de municípios banhados pelas chuvas das 19 horas deste quarta-feira (06), até as 7 horas de hoje, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, as chuvas atingiram 68 municípios cearenses. Destes, 20 estão localizados no Cariri.
As maiores precipitações ocorreram nas cidades de Icó (Centro-Sul), com 130 milímetros; e nos municípios de Arneiroz e Crateús, ambos com 95 milímetros. Dos sete maiores volumes do Estado, dois deles ocorreram na região do Cariri: Baixio, com 93 mm, e Várzea Alegre com 75mm. Choveu forte também no triângulo Crajubar. Barbalha obteve 22.5 mm; Juazeiro do Norte, 31 mm; e Crato 43.4mm.
Experimentadores têm boas perspectivas de chuva, no Ceará
A Funceme aponta que as chuvas são devido à influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN – sistema de circulação horária a aproximadamente 12Km de altura) que está atuando na região Nordeste do Brasil.
As chuvas inciaram no Dia de Reis, 6 de janeiro, o que para o sertanejo é indicativo de um bom inverno. A previsão para os próximos dois dias é de céu parcialmente nublado e chuva no decorrer do dia em todas as regiões do Ceará.
Dário Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário