CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Semace emite licença prévia para implantação da usina solar de Acopiara


O prefeito Dr. Vilmar, entrou em contato com o blog para informar que a empresa Ceará Energy Group Indústria de Painéis Fotovoltaicos LTDA recebeu licença prévia da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a implantação da usina solar de Acopiara. 

O documento foi emitido na manhã desta quarta-feira (25) e atesta a viabilidade ambiental do empreendimento. A usina foi projetada para Acopiara com capacidade para produzir 1 megawatt (MW) de energia.

O prefeito acopiarense informa ainda que a licença concedida para a empresa ainda não autoriza o início das obras e nenhuma intervenção no terreno. "Para poder começar a construção, o empreendedor deverá solicitar à Semace a licença de instalação (LI's)", esclareceu Dr. Vilmar. 

Segundo o gestor ambiental da Superintendência e responsável por analisar o processo de licenciamento da usina, Wilker Sales, ao solicitar a LI's os responsáveis deverão apresentar o Plano Básico Ambiental do equipamento contendo informações sobre a preservação de áreas protegidas e as ações de controle e mitigação dos impactos ambientais. Além disso, é necessário pedir à Semace, também, a autorização para supressão vegetal.

A usina de Acopiara, será construída numa área de aproximadamente 2,5 hectares (ha), localizada no antigo campo de aviação (Vila Aroeira), onde deverão ser instalados 4.000 painéis solares. A estimativa é que a energia produzida possa atender a demanda por volta de 500 residências. Toda a energia gerada será destinada ao sistema nacional de distribuição elétrica. 

Votação

Na votação de doação do terreno, os vereadores de oposição votaram contra mesmo entendo a importância do projeto.

Geração de emprego e renda

A usina de Acopiara vai gerar aproximadamente 50 empregos diretos e vai contribuir na melhoria de geração de renda no município.

Energia limpa

A geração de energia elétrica é considerada uma atividade de utilidade pública. Nesse caso específico, a produção será dada através da incidência de raios solares, sendo considerada uma energia limpa por ser uma fonte renovável, com tecnologia difundida e apreciada a nível mundial, seguindo a linha de tendência no combate ao aquecimento global e suas consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário