CRATO NOTICIAS player

domingo, 27 de setembro de 2015

Assembleia aprova nova divisão do Ceará em regiões



O deputado Danniel Oliveira, opositor ao governador, conversa com o líder do Governo na Casa, Evandro Leitão (Foto: José Leomar/Diário do Nordeste)

Deputados aprovaram, ontem, a mensagem do Governo do Estado que modifica macrorregiões de planejamento do Ceará, baseado em estudo da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Cinco emendas modificativas ao projeto original foram apresentadas e aprovadas durante discussão, incluindo alguns municípios na chamada Grande Fortaleza, que passa a ter a mesma configuração da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Uma das emendas apresentas ao plenário era de autoria do presidente da Mesa Diretora, Zezinho Albuquerque (PROS), outra de Augusta Brito (PCdoB), uma de Wagner Sousa (PR) e outra de Ely Aguiar (PSDC). Danniel Oliveira (PMDB) e Heitor Férrer (PDT) apresentaram uma quinta, mas tratando de outra macrorregião, a do Cariri. Eles incluíram o Município de Lavras da Mangabeira nessa área. Na mensagem original, a cidade fazia parte da Região Centro Sul.

Antes de votação, comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento realizaram reunião conjunta para debater as modificações apresentadas. A alteração de Augusta Brito incluiu Paracuru na Grande Fortaleza e a de Wagner Sousa inseriu São Luís do Curu, Paraipaba e Trairi. A emenda de Ely Aguiar incluiu Cascavel, enquanto a de Zezinho Albuquerque inseriu Pindoretama e Cascavel na região chamada de Grande Fortaleza.

No projeto original, a região era composta por Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante. Prefeitos dos demais municípios ficaram preocupados por não estarem incluídos na Grande Fortaleza, pois fazem parte da Região Metropolitana de Fortaleza. Eles temiam perder repasses federais, já que a mensagem não deixa claro se a RMF seria modificada.

O líder do Governo, Evandro Leitão (PDT), explicou que não haveria nenhuma mudança na região. Como o argumento não convenceu os aliados, o Governo teve que voltar atrás e incluir Paracuru, Paraipaba, Trairi, Paracuru, Cascavel e Pindoretama na Grande Fortaleza.

Atualização

De acordo com o Poder Executivo, a matéria corresponde a um estudo de atualização das regionalizações da Secretaria do Planejamento e Gestão, com vistas ao aperfeiçoamento das atividades de planejamento, monitoramento e implementação de políticas públicas de forma regionalizada. As mudanças servem de subsídio para elaboração do Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Segundo a mensagem, o planejamento regionalizado e descentralizado facilita a construção de matrizes econômicas independentes, corredores dinâmicos de atividades e fortalecimento das vocações regionais.

Agora, as macrorregiões passam a ser configuradas em 15 macrorregiões: Sertão Central, Sertão de Canindé, Sertão de Sobral, Sertão do Crateús, Sertão do Inhamuns, Sertão do Jaguaribe, Cariri, Centro Sul, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Litoral Oeste/Vale do Curu, Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba.

Os deputados Renato Roseno (PSOL) e Carlos Matos (PSDB) chegaram a questionar o modelo econômico de desenvolvimento adotado no Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste

Mulher morta após discussão com marido tem túmulo violado, em São Paulo


Maribel e William tinham uma filha de 7 meses
Maribel e William tinham uma filha de 7 meses Foto: Reprodução/Facebook

Luiza Souto
extra
Morta após briga com o marido no último domingo, a enfermeira boliviana Maribel Laura Tancara Nina, de 31 anos, teve seu túmulo violado durante a madrugada desta quarta-feira, no cemitério São João Batista, em São José do Rio Preto, em São Paulo. O casal tem uma filha de 7 meses.
De acordo com informações da Polícia Civil, o corpo estava nu e, dentro do caixão, havia ovos de galinha, roupas íntimas e iogurte, além de garrafa d’água. O corpo foi enviado para o Instituto Médico Legal (IML), onde vai passar por exames. Somente eles apontarão se houve violação sexual ou roubo.

Marido mata mulher em São José do Rio Preto após discussão
Marido mata mulher em São José do Rio Preto após discussão Foto: Reprodução/Facebook

A delegada Dalice, da Delegacia da Mulher, que está cuidando do caso de homicídio, ouviu os pais da mulher mais cedo, os bolivianos Teodocio Tancara e Berta Nina Ramos. Segundo a delegada, os objetos encontrados foram colocados no dia em que a enfermeira foi enterrada, seguindo tradição boliviana.
— A gente só não sabe se algo foi subtraído ou se o caixão foi violado para magia negra.
O corpo, segundo a Polícia Civil, foi encontrado no início da manhã por dois pedreiros do cemitério. Ninguém quis comentar o caso no local e a Secretaria de Administração, responsável pela administração dos cemitérios municipais, informou, em nota, que o local conta com dois guardas no período noturno e um no período diurno, e que abriu uma sindicância administrativa para apurar o ocorrido e eventualmente responsabilizar os culpados.
O caso
O atendente William Diego Ferreira Egri, de 27 anos, matou a mulher após atingí-la com um canivete no pescoço durante uma discussão, na tarde do último domingo, em São José do Rio Preto, São Paulo. A enfermeira Maribel Laura Tancara Nina, de 31 anos, era boliviana e, segundo o marido, queria voltar para o país com a filha do casal, de apenas 7 meses.
Segundo o delegado Paulo Greco, da seccional de polícia do Rio Preto, William contou na delegacia que, enquanto discutiam sobre a separação, a mulher apontou um canivete. De acordo com a sua versão, para se defender, ele a desarmou e a feriu no pescoço. Os pais de William chegaram no momento do golpe, por volta de 15h50, na rua Bernardo Bavaresco, no bairro Solo Sagrado, e chamaram uma unidade de resgate. Ainda segundo o delegado, Maribel deu entrada ainda com vida na UPA da Zona Norte, mas não resistiu.
William foi levado para a Cadeia Pública de Catanduva. Segundo Paulo Greco, a menina está com os avós paternos, em endereço desconhecido, e os maternos estão a sua procura.


extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário