CRATO NOTICIAS player

sábado, 21 de março de 2015

REPORTAGEM DO JORNAL DA GLOBO APONTA FORTALEZA COMO A CAPITAL BRASILEIRA COM MAIOR ÍNDICE DE JOVENS ASSASSINADOS


Matéria especial exibida agora há pouco no Jornal da Globo revela: Fortaleza é a Capital brasileira com maior índice de mortes violentas de jovens. E o pior: menos de 10 por cento destes assassinatos são esclarecidos. Segundo as autoridades, 70 por cento dos crimes estão ligados diretamente ao tráfico de drogas. Em dois meses, cerca de 700 homicídios ocorreram no Ceará. A matéria revelou que o quantitativo de jovens assassinados em Fortaleza representa quase o dobro da média de toda a região Nordeste. Em entrevista à Globo, o secretário da Segurança Pública do Estado, delegado federal Delci Teixeira, assegurou que a instituição tem tomado providências no sentido de reduzir esta violência. Apontou as duas principais medidas: a apreensão de armas de fogo nas ruas, e a investigação para a identificação e prisão dos responsáveis pelas execuções sumárias.

A reportagem começou citando o caso do crime em Messejana, na terça-feira de Carnaval, cujas cenas foram filmadas pelos próprios assassinos e postadas nas redes sociais. Dos quatro envolvidos na morte do jovem Fábio Rodrigues da Silva, 24, três já foram presos. O delegado Márcio Gutierrez, do 30º DP (São Cristóvão), disse na reportagem que a causa da morte do rapaz foi o fato de Fábio estar devendo a traficantes de drogas rivais.

Secretário de Segurança Pública, Delci Teixeira, recebeu do governador Camilo Santana a difícil tarefa de reduzir a violência no Estado. Na reportagem, ele citou as medidas já tomadas na sua gestão
Também entrevistado na reportagem, Luiz Fábio Paiva, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), afirmou que muitos crimes deixam de ser investigados pela Polícia porque a vítima estava envolvida em crimes. “A Polícia está acomodada e quando o crime não é investigado, fica na periferia da cidade o sentimento que esta morte é aceitável”, disparou.
Imagem negativa
Por fim, a reportagem entrevistou uma dona de casa que teve dois de seus três filhos assassinados, e o terceiro entrou para a vida de crimes para vingar a morte dos irmãos.
Conforme informação inserida na matéria, 70 por cento dos assassinatos se devem à rivalidade entre grupos de traficantes de bairros vizinhos, além das cobranças por dívidas de drogas.
Novamente o Ceará é apresentado ao País, em rede nacional de televisão, de forma negativa no setor da Segurança Pública.
Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário