CRATO NOTICIAS player

domingo, 27 de julho de 2014

Hamas concorda com 24 h de trégua humanitária em Gaza










Palestinos tiram corpo de homem morto em sua casa em bombardeio; trégua começou na manhã deste sábado. (Foto: Marco Longari/AFP)
O porta-voz do Hamas anunciou neste domingo (27) que concorda com mais 24 horas de trégua humanitária a partir das 14h locais (8h de Brasília).

"Em resposta à intervenção da ONU e considerando a situação de nosso povo e por ocasião do Eid [celebração religiosa dos muçulmanos], foi acordado entre as facções de resistência para endossar as 24 horas de calma humanitária, a partir de 14h no domingo", disse Sami Abu Zuhri à Reuters.

Não havia nenhuma resposta imediata de Israel, que neste domingo cancelou sua própria trégua de 24 horas no início do dia depois que o Hamas disparou uma saraivada de foguetes contra o sul e centro de Israel.

Israel suspende trégua

Segundo os militares israelenses, a decisão foi tomada após o Hamas e outras milícias terem disparado 25 foguetes contra Israel em dez horas, segundo informou o ´Canal 10´ da televisão local e também a agência de notícias Reuters e o jornal ´Haaretz´.

"Depois do disparo incessante de foguetes pelo Hamas durante a trégua humanitária (declarada unilateralmente à meia-noite do horário local por Israel), o Exército retoma agora as atividades por ar, terra e mar na Faixa de Gaza", diz um comunicado oficial israelense à imprensa. A nota pedia ainda à população civil palestina para não se aproximar das zonas de combate.

Uma fonte militar consultada pela Agência Efe comentou, após o lançamento de foguetes no começo da manhã deste domingo contra a região metropolitana de Tel Aviv, que "parece que o Hamas não está interessado na trégua humanitária", ao que seguiu, uma hora depois, o anúncio oficial que ela estava anulava.

"O Exército se conteve bastante e durante horas o Hamas lançou foguetes contra Ashdod, Ashkelon, Tel Aviv, Petahtikva e a região de Hasharon", acrescentou a fonte militar, que lembrou a morte de um militar na noite de sábado por conta do lançamento de uma bomba.

Mortes

Pelo menos três palestinos morreram neste domingo em uma onda de ataques em diferentes pontos da Faixa de Gaza, após Israel interromper a trégua humanitária declarada na madrugada passada e reatado suas operações ofensivas na região, segundo informa a agência local ´Maan´.

Fim da trégua

A trégua humanitária estava prevista para acabar na noite deste domingo (27) e tinha sido aceita por Israel, mas rejeitada pelo Hamas. "A pedido das Nações Unidas, o gabinete aprovou um hiato humanitário até amanhã (domingo) à meia-noite. A IDF (Forças de Defesa de Israel) vai agir contra qualquer violação do cessar-fogo", disse um porta-voz do governo.

As posições de Israel e Hamas seguem bem distantes de convergir para um período mais duradouro sem ataques entre si. O Hamas disse que só concordaria com um cessar-fogo mais longo se Israel recuasse suas tropas das áreas que foram ocupadas na Faixa de Gaza.

"Qualquer período de calma humanitária que não inclua a retirada de soldados de ocupação na Faixa de Gaza e permita o que as pessoas retornem para suas casas e removam os feridos não é aceitável", disse Sami Abu Zuhri, porta-voz do Hamas.

Israel deve aproveitar o período sem ataques para se concentrar na ação contra os túneis construídos de Gaza até Israel, informou uma fonte do governo à edição digital do diário israelense "Yediot Aharonot". O Exército descobriu 30 túneis até o momento, dos quais 16 já foram demolidos.

Ataques após trégua inicial

Duas horas após o fim do período inicial de 12 horas de trégua entre Israel e palestinos, que teve início na manhã deste sábado e terminaria às 20h local, o braço armado do grupo islamita Hamas informou que não concordou com o prolongamento do cessar-fogo por mais 4 horas e voltou a disparar foguetes de Gaza contra Israel. As informações foram passadas pelo porta-voz do movimento islamita Hamas, Sami Abu Zuhri.

A polícia israelense disse que sirenes de alerta soaram em várias cidades após foguetes serem disparados até a região de Tel Aviv. O Hamas reivindicou a autoria do disparo de sete foguetes contra Israel, sendo dois deles contra a cidade de Tel Aviv.

O Exército de Israel, que havia aceitado a extensão da trégua até a meia-noite (no horário local, 18h de Brasília), anunciou que foram verificados três disparos de  foguetes depois de vários tiros de morteiros. "Os terroristas decidiram utilizar o espaço humanitário em Gaza", afirmou o exército em comunicado.

Pouco mais cedo, milicianos palestinos já haviam lançado quatro bombas contra cidades israelenses ao redor da Faixa de Gaza, minutos após terminar oficialmente a trégua humanitária de 12 horas administrada pela ONU, informaram fontes militares.

Prolongamento do cessar-fogo

Antes do anúncio de novas 24 horas sem bombardeios, o gabinete de segurança de Israel aprovou uma extensão inicial de quatro horas da trégua temporária na Faixa de Gaza, prolongando um cessar-fogo inicial de 12 horas até a meia-noite local (18h de Brasília) deste sábado, informou a televisão israelense.

A rede de televisão de Israel "Channel 10" disse que a ampliação foi aprovada a menos de duas horas do fim do cessar-fogo temporário, e depois que o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e outros líderes internacionais pediram um prolongamento da trégua.

Corpos retirados de escombros

Horas depois do início da pausa no conflito entre Israel e Hamas, mais de cem corpos foram retirados de escombros na Faixa de Gaza, segundo a agência France Presse. A informação é de um balanço divulgado por socorristas palestinos, que também acrescentaram que os corpos foram transportados para diferentes necrotérios e hospitais da região.

Os socorristas ainda anunciaram neste sábado que mais de mil palestinos, em sua maioria civis, morreram desde o início da ofensiva israelense na região. Segundo a agência Reuters, o número de palestinos mortos no período está em 1.033.

Israel informou que teve mais 5 soldados mortos no período pré-trégua na madrugada deste sábado, e outros dois morreram em decorrência de suas feridas no hospital, elevando para 42 o número de militares israelenses mortos na ofensiva.

Três civis, incluindo dois cidadão israelenses e um operário tailandês, foram mortos por foguetes disparados por Gaza.

Primeira trégua

Às 8h locais (2h de Brasília) deste sábado, começou uma trégua de 12 horas de duração na Faixa de Gaza. A pausa no conflito foi comunicada pelo secretário de estado americano, John Kerry, nesta sexta-feira (25), informou a agência de notícias Reuters e o jornal israelense "Haaretz".

Segundo o jornal, o objetivo é permitir que os palestinos busquem água e comida e que os hospitais sejam reabastecidos com medicamentos. O grupo palestino Hamas também aceitou a trégua.

O ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shukri, e o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, haviam pedido mais cedo a pausa nos confrontos entre Israel e o Hamas.

Bombardeio na madrugada

Antes do início da trégua, na madrugada deste sábado (26), pelo menos 12 pessoas, todas identificadas como civis, morreram em um bombardeio israelense sobre um edifício de três andares na cidade de Khan Yunes, no sul da Faixa de Gaza.

O Ministério da Saúde do território palestino informou em um comunicado que o incidente aconteceu antes do amanhecer, quando as forças aéreas israelenses atacaram um conjunto residencial da cidade.

Fonte: G1, com agências internacionais

Candidatos enfrentam desmotivação da população









Campanha nas Ruas: Candidatos tentam superar apatia. (Foto: Diário do Nordeste)
Após três semanas de campanha eleitoral nas ruas, candidatos ao Governo do Estado avaliam que a população ainda está começando a despertar para o clima eleitoral deste ano. Citando a Copa do Mundo como um dos motivos que retardaram esse início de campanha, postulantes ao Executivo cearense tentam romper a apatia do eleitor através de agendas na Capital e Interior.

O pleiteante do PSOL, Ailton Lopes, afirma que o eleitorado é pouco simpático a campanhas milionários e carros de som com jingles dos candidatos. "A nossa campanha tem sido muito bonita e estamos conversado com as pessoas sobre a política como transformação social", aponta. "Temos visitado canteiros de obras, atos de protestos contra violência policial", completa.

Ailton Lopes ressalta que amanhã vai participar da agenda dos professores da rede municipal em greve. Na última sexta-feira, o PSOL inaugurou o comitê do candidato, em Fortaleza. Nesta semana, Ailton já visitou agências bancárias de Quixeramobim e assentamentos em Ibaretama, panfletou na Universidade Estadual do Ceará (Uece), participou de ato em solidariedade ao povo palestino e realizou caminhadas no bairro Montese, dentre outras atividades.

O postulante do PSOL cumpriu ontem atividade de campanha com a militância de Camocim. Para hoje está prevista uma visita a XX Regata Ecológica de Canoas de Tatajuba e amanhã participa de reuniões organizativas da campanha.

O petista Camilo Santana, que também disputa o Governo do Estado com o apoio do grupo de Cid Gomes (PROS), reuniu-se terça-feira passada com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e 37 vereadores que apoiam sua candidatura, participou de caminhadas nos municípios de Poranga, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Catunda e Tamboril, Pires Ferreira, Graça e outras localidades, além de participar de agenda do Halelluya.

Icapuí

Camilo Santana ainda promoveu outras caminhadas ontem, passando por São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Ocara e Icapuí. A maioria dos encontros tem ocorrido com os demais candidatos da chapa majoritária: Izolda Cela (vice) e Mauro Filho (Senado). Antes, em Fortaleza, ele com sua companheira de chapa Izolda Cela e o candidato ao Senado, Mauro Filho, estiveram com empresários do comércio, ao fim de tal encontro, anunciou desse recebido a adesão daquele segmento.

Eunício Oliveira (PMDB), candidato à sucessão estadual, está finalizando detalhes da estrutura para a eleição. O vice-prefeito de Fortaleza e coordenador da campanha, Gaudêncio Lucena, do mesmo partido de Eunício, destaca que a população só começou a ficar atenta às eleições após a Copa do Mundo, encerrada em 13 de julho.

"Da semana passada para cá, as pessoas começaram a despertar para o processo eleitoral. Agora, a partir desta semana, a divulgação da pesquisa eleitoral aflorou o desejo de a população participar", ressalta Gaudêncio, acrescentado que a sede do comitê da candidatura de Eunício só será inaugurado na próxima quinta-feira à noite.

Nesta semana, Eunício Oliveira gravou as inserções para a propaganda eleitoral que será veiculada no rádio e na televisão e fez caminhadas nos municípios de Santana do Cariri, Juazeiro do Norte, Barbalha e Independência. Gaudêncio diz que a chapa dará atenção especial a Fortaleza e Região Metropolitana por conta na densidade eleitoral.

Interior

O coordenador da campanha de Eliane Novais na corrida para o Governo Estadual, Sérgio Novais, presidente do PSB cearense, diz que o grupo só vai intensificar as viagens ao Interior na segunda quinzena de agosto. "A priori vamos concentrar atividades em reuniões, visitas a entidades e espaços públicos, como Mercado Central e Passeio Público. Vamos cobrir toda a cidade (Fortaleza) nos próximos 30 dias", garante, enfatizando que considera normal que a campanha só fique mais movimentada a partir do próximo mês.

A candidata Eliane Novais inaugurou o comitê da campanha na sexta-feira, 25 de julho. Na última semana, a deputada fez panfletagem na porta da Cagece, foi ao evento religioso Halelluya e à solenidade de homenagem ao Dia do Comerciante e visitou o Mercado Central, dentre outras agendas.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário