CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Estudante cria folha artificial que ´fabrica´ oxigênio


Julian Melchiorri desenvolveu as folhas artificiais. (Foto: Reprodução)
Tal como uma folha de planta real, as folhas artificiais desenvolvidas pelo estudante Julian Melchiorri, do Royal College of Art, conseguem transformar água, luz e dióxido de carbono no precioso e tão necessário oxigênio. Melchiorri conseguiu o feito ao extrair e fixar cloroplastos de plantas reais em uma espécie de seda biológica especialmente desenvolvida. O cloproplasto é a organela das plantas onde ocorre a fotossíntese. "Este material tem uma excelente eficiência na estabilização de moléculas. Extraí cloroplastos de células de plantas e as inseri nesta seda feita de proteína. Como resultado, consegui obter o primeiro material com capacidade fotossintética que vive e respira como uma planta real", explicou Melchiorri ao site Dezeen.

As plantas artificiais poderiam ser utilizadas em viagens e explorações espaciais, onde não há outra maneira de se obter oxigênio a não ser a partir de reservatórios não renováveis. Outras aplicações vislumbradas por Julian são na Terra mesmo. Usado em fachadas de edifícios e como revestimento de peças de design, como luminárias (abaixo), o material contribuiria para a renovação de oxigênio nestes ambientes.

Assista o vídeo abaixo:

Fonte: Blog Feira Moderna

Missão Velha-CE: Homem mata sua ex-companheira e é morto em troca de tiros com a polícia

Demontier Tenório/// (Foto: Agência Miséria)
O acusado trocou tiros com a polícia e morreu no Hospital Geral de Missão Velha (Foto: Agência Miséria)
Uma mulher foi morta por volta das 15h30min desta quarta-feira e, na fuga, o acusado do crime trocou tiros com a polícia e morreu no Hospital Geral de Missão Velha. Diala dos Santos Nascimento, de 27 anos, residia na Rua Coronel José Dantas, 1823 no centro da cidade, mas estava na Churrascaria do Betinho, que funciona no Bairro Casimiro Farias às margens da rodovia estadual de acesso ao Distrito de Jamacaru, onde, segundo informações da polícia, trabalhava como cozinheira.

Ela foi surpreendida com a chegada na cozinha do seu ex-companheiro, José Laureano dos Santos, de 45 anos, apelidado por Zé de Irene, que residia no Sítio Caiçara na zona rural de Missão Velha. Segundo testemunhas, o mesmo proferia ameaças lembrando antigas juras de morte feitas à Diala quando sacou um revólver e efetuou três disparos na direção da ex-mulher com quem tivera um filho.

Uma viatura com policiais civis estava nas imediações e eles ouviram os estampidos de arma de fogo indo ao local. Quando chegaram ao estabelecimento se depararam com o acusado de saída em sua motocicleta o qual, ainda empunhando o revólver, atirou na direção da viatura para afugentar os policiais. Um escrivão saiu levemente lesionado e houve revide com um tiro atingindo Zé de Irene.

A mulher ainda foi levada ao Hospital Geral de Missão Velha, mas já tinha falecido, enquanto “Zé de Irene” morreu momentos após dar entrada nesse mesmo hospital. O policial recebeu apenas atendimento ambulatorial, enquanto um churrasqueiro que se encontrava no estabelecimento e foi atingido por um disparo terminou socorrido às pressas para um dos hospitais de Barbalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário