CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Homem tenta realizar assalto e é agredido por populares em Fortaleza









Após ser atacado pelos populares, o homem permaneceu no chão até ser socorrido pela ambulância (Foto: Levi de Freitas)
Um homem tentou assaltar um pedestre e foi agredido pela vítima e por populares naAvenida Desembargador Moreira. A ação ocorreu por volta das 14h desta quarta-feira (28).

O assaltante admitiu ter "aproveitado a situação" para abordar um pedestre, que reagiu e o agrediu junto a populares que estavam no local. Uma ambulância particular, que trafegava na mesma avenida durante a ação, realizou o socorro do homem, que teve apenas ferimentos leves no rosto e nos braços.

De acordo com a Polícia, o suspeito confessou a ação e revelou ser usuário de drogas. "Eu ia roubar para comprar drogas. Mas depois dessa surra, vou sair dessa vida", afirmou após ser atendido. O homem não possui antecedentes criminais e foi liberado, já que a vítima não registrou a ocorrência e não foi localizada pelos policiais.

Fonte: Diário do Nordeste

Em uma década, taxa de homicídios cresce 136% no Ceará









No ano passado, foram registrados 4.462 assassinatos. O Mapa da Violência, no entanto, inclui somente dados até 2012 (Foto: Tatiana Fortes)
Entre 2002 e 2012, a taxa de homicídios no Ceará mais que dobrou. Dados prévios do Mapa da Violência 2014 divulgados ontem mostram que a taxa (assassinatos por 100 mil habitantes) cresceu 136,7% na década. O índice faz do Ceará o quarto estado com maior variação. Quando comparadas as taxas de 2011 e 2012, o crescimento de 36,5% deixa o Estado em segundo no ranking das taxas de homicídios - mesma posição na análise da variação (37,7%) dos números absolutos.

As estatísticas do Mapa da Violência se baseiam em números do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. O documento é produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). A prévia divulgada ontem integra o “Mapa da Violência 2014. Os Jovens do Brasil”, que, segundo a instituição, está sendo finalizado.

Os estados que lideram as estatísticas de homicídios estão no Nordeste. Esse é um fato “enigmático”, aponta a pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Conselho Consultivo de Leitores do O POVO, Jânia Perla Aquino. “É enigmático porque nesse período houve políticas sociais nessa região, houve uma considerável melhora na renda”.

A política de premiação de profissionais da segurança lançada pelo Governo do Estado através do programa Em Defesa da Vida só deve mostrar resultados, diz Jânia, em pelo menos um ano. “É uma medida interessante. No entanto, uma medida isolada diante do cenário que temos possivelmente não terá condições de reverter a tendência de aumento dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais”.

Para Geovani Jacó, coordenador do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência da Universidade Estadual do Ceará (Uece), uma das razões para o Ceará e outros estados nordestinos terem sofrido um “boom” nas taxas homicídios e outros crimes foi um movimento nacional de “interiorização da violência”. Enquanto regiões que lideravam as listas, como São Paulo e Rio de Janeiro, têm apresentado reduções, as cidades de médio porte passaram a ser uma rota atraente para o crime organizado - explica o professor.

“No Ceará, especificamente, foram fortalecidas estratégias repressivas e uma militarização excessiva da Polícia. Ao invés de serem construídas políticas de prevenção, redução de conflitos e equalização social. Além das ações para lazer e escolarização”, afirma Geovani.

SSPDSPor meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse não comentar pesquisas às quais não teve acesso à base de dados.

Em nota, a SSPDS informou somente que “vem trabalhando no desenvolvimento do Programa Em Defesa da Vida, como o objetivo de reduzir os índices de criminalidade do Estado. O Programa é baseado na territorialidade, responsabilidade e meritocracia. No novo sistema de gestão, que passou a valer no dia 1º de janeiro deste ano, o Ceará foi dividido em 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), sendo seis delas em Fortaleza, três na Região Metropolitana e nove no Interior.

Cada uma das áreas tem como responsáveis um oficial da Polícia Militar, um delegado da Polícia Civil e um oficial do Corpo de Bombeiros. Foram estabelecidas metas de redução de criminalidade, por trimestre, cujo alcance resultam no pagamento de compensações financeiras aos profissionais de segurança.”

Fonte: O Povo

Batista Lima deixa banda Limão com Mel e anuncia carreira solo









Batista Lima começa projeto solo em julho (Foto: Reprodução/Facebook)
O mercado do forró continua movimentado. Depois de 20 anos no comando da Limão com Mel, o vocalista Batista Lima deixa a banda para seguir carreira solo.

A informação foi confirmada pelo empresário do grupo, Ailton Souza, e ratificada nesta terça-feira (27), pelo próprio cantor.

No perfil da banda no facebook, Batista Lima informou que cumprirá a agenda de shows do período junino e que vai iniciar sua carreira solo a partir de julho. O cantor disse ainda que fará um vídeo na próxima sexta-feira (30), explicando os motivos dessa decisão.

A banda Limão com Mel já passou por várias formações, sempre com Batista Lima liderando o grupo. Além do vocalista, a atual formação conta com os cantores César Salles, Diego Rafael e Michele Andrade.

Confira mensagem de Batista Lima postada nas redes sociais“Amigos fãs, venho em breves linhas confirmar de fato a minha nova caminhada solo. Estarei junto com a Limão com Mel em toda a turnê junina como foi citado na nota emitida pelo meu compadre, amigo e agora meu futuro empresário Ailton Souza.O motivo deste comunicado é justamente informar aos meus fãs e os da Limão com Mel, que devido a longa agenda de shows deste mês de maio e a correria para produzir os CDs da LCM e o da minha carreira, estou praticamente sem tempo. Por isso afirmo o meu compromisso de pronunciar-me oficialmente através de um vídeo para as redes sociais e direcionado ao site da LCM, no dia 30 de maio (sexta-feira).Neste material vou explicar aos fãs e amigos sobre a minha decisão e as expectativas para aminha nova caminhada em carreira solo. Agradeço a todos pela confiança e conto com o apoio da nação forrozeira nesta nova etapa profissional.”Que o Senhor Jesus nos proteja!

Fonte: Blog Puxa o Fole do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário