CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 29 de abril de 2014

Aposentadoria do Brasil é 2ª mais frágil do mundo










Para evitar que a Previdência Social do País entre em colapso nas próximas três décadas, aumentar a idade mínima para aposentadoria é uma delas. É o que define um estudo feito pela seguradora internacional Allianz. 

A pesquisa mostrou que os brasileiros se aposentam, em média, aos 55 anos. Entre 50 países analisados, o Brasil aparece na segunda posição no ranking dos sistemas de pagamentos de benefícios previdenciários com o maior risco de quebrar.

Isso ocorre por dois principais motivos: os brasileiros se aposentam cedo e o número de contribuintes diminuirá devido ao envelhecimento da população nos próximos 30 anos.

A idade média brasileira para se aposentar é baixa quando comparada à de habitantes de países que estão no topo da lista dos melhores sistemas, como a Austrália, onde o benefício costuma ser pago a partir dos 65 anos. Só na Turquia e na Tailândia (a pior do ranking) a média é de 55 anos.

Os países que encabeçam a lista dos que se aposentam com maior tempo de contribuição são México (71); Coreia do Sul (70); Japão (69); Chile (67) e Nova Zelândia (67).

MudançasPara reverter esse cenário, segundo o estudo, o Governo deveria impor uma idade mínima para a aposentadoria. De acordo com o estudo, as iniciativas devem ser tomadas num prazo de dez ou 15 anos, afirma o economista Marcelo Caetano, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). 

“No resto do mundo, dificilmente o trabalhador se aposenta com menos de 60 anos. Entre as mudanças sugeridas, uma das mais importantes é aumentar a idade mínima para a concessão dos benefícios“ diz.

Mas há outras mudanças necessárias, como o fim do pagamento de pensões por morte sem a exigência de idade mínima do beneficiário ou a segurados que já têm benefícios da Previdência, diz Caetano.

“Esse é um vespeiro onde nenhum político quer mexer, mas não há como fugir.” Apesar do quadro a se configurar, estudiosos creem que os futuros aposentados se planejarão melhor antes de pararem de trabalhar.

Os benefícios recebidos por eles, no entanto, passarão por diminuições constantes. O Ministério da Previdência Social informou que não comentaria o resultado da pesquisa.

PlanejamentoSegundo os especialistas consultados, para evitar ser tragado por uma eventual quebra do sistema previdenciário nacional, a dica para o consumidor é investir em poupança e em títulos do Governo. 

Ambos são opções, segundo eles,seguras para depender cada vez menos da aposentadoria. Quem possui rendimentos elevados, pode optar em fundos de pensões abertos (oferecidos pelos bancos).

Fonte: O Povo

Mauriti-CE: Aposentado morre após ser picado por centenas de abelhas

Demontier Tenório
O corpo do aposentado Francisco Gomes Feitosa, de 77 anos, foi encontrado envolto por abelhas italianas (Foto: Agência Miséria)
Uma tragédia foi registrada nesta segunda-feira com o aposentado Francisco Gomes Feitosa, de 77 anos, que residia no Sítio Curtume na zona rural de Mauriti. Segundo familiares, ele apanhou uma foice e saiu de casa no final da tarde para cortar varas com o objetivo de fazer reparos em algumas cercas em sua propriedade. A demora incomodou os parentes que saíram à procura.

Eles chamavam por Seu Francisco e não obtinham resposta, mas não andaram muito. Ainda perto de casa e por volta das 19 horas se depararam com o corpo envolto das chamadas abelhas italianas e outras sobrevoando dentro de um matagal. Imediatamente trataram de afugentar os insetos, porém o aposentado não apresentava sinais vitais. Os Cabos Damasceno e Jota Alves e os Soldados Azevedo e Soares estiveram no local acionando o rabecão, a fim de trazer o corpo para necropsia no IML.

JUAZEIRO – Em novembro de 2012 e janeiro do ano passado dois enxames de abelhas afugentaram dezenas de pessoas e até picaram várias delas nos bairros Centro e Triângulo em Juazeiro do Norte. No primeiro, estavam em uma árvore no cruzamento das ruas Delmiro Gouveia e Santa Luzia e os ataques ainda levaram cinco transeuntes ao Hospital Regional do Cariri com um deles em estado grave, mas conseguiu escapar. Outros recorreram à farmácias, a fim de tomarem injeção recomendada para alérgicos.

Já no dia 23 de janeiro de 2013, em um imóvel que abrigou a Panificadora São Judas Tadeu no cruzamento das ruas Socorro Norões Mota e Francisco Monteiro (Triângulo), o ataque começou por um jumento que repousava no prédio desocupado. Populares viram a agonia do animal e tentaram se aproximar para reitrá-lo enfrentando a fúria dos insetos. Algumas foram picadas e militares do Corpo de Bombeiros foram ao local controlar a situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário