CRATO NOTICIAS player

sábado, 22 de fevereiro de 2014

‘Rivalidade só para usar o espelho’, garantem irmãs Minerato, da Gaviões


Tati e Ana Paula - rainha e musa de bateria, respectivamente - posam para o EGO e falam da preparação para entrar na avenida pela 15ª vez.

Jonathan PereiraDo EGO, em São Paulo
Tatiana e Ana Paula Minerato posam para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)Tatiana e Ana Paula Minerato posam para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)
Tati Minerato e Ana Paula Minerato vão desfilar pelo 15º ano na Gaviões da Fiel. As irmãs conversaram com o EGO na quadra da escola que leva o nome da torcida organizada do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, para contar como se preparam para entrar na avenida e se manter há tanto tempo no carnaval.

Tatiana e Ana Paula Minerato posam para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)As duas começaram na ala mirim: Tati - que pelo sexto ano seguido será rainha de bateria -  tinha 9 anos e Ana Paula, musa da bateria, 6, quando pisaram no sambódromo representando a agremiação pela primeira vez. “É uma longa história de amor com a Gaviões, nossa mãe já desfilava antes de a gente nascer. Muitas pessoas que frequentam os ensaios me viram crescer aqui dentro”, diz Tati, de 24 anos. “As pessoas vêem as crianças hoje na bateria e dizem ‘olha, são vocês 15 anos atrás’”, brinca Ana, hoje com 21.
As irmãs mostram boa forma (Foto: Iwi Onodera/EGO)
Corpo, dieta e ensaios
A preparação para estar com tudo em cima na avenida começa bem antes, em agosto. “A gente malha o ano inteiro, mas nessa época de carnaval intensifica. Temos personais diferentes que nos acompanham, mas nos ensaios você aumenta a resistência física. Além do fôlego, tem que sambar, cantar e agüentar a fantasia que é bem pesada, 15 Kg”, afirma a rainha Tati.
Com isso, elas tentam não exagerar na comida. Ana Paula conta a técnica. “Somos marrentas, não curtimos dieta. A gente faz a lei da compensação, comendo menos no café da manhã. Doce nessa época do ano de jeito nenhum e bebida alcoólica em hipótese alguma! Nessa reta final ficamos mais na batata e no ovo”. O almoço na casa da mãe, dona Regina, é uma tentação, entrega Tati. "Minha mãe cozinha muito bem. Tem saladinha, mas também macarronada, assados, coisas bem calóricas. Tentamos consumir mais proteína e menos carboidrato”.
Tatiana e Ana Paula Minerato posam para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)Tatiana e Ana Paula Minerato posam para o EGO
(Foto: Iwi Onodera/EGO)
Com tantos carnavais na avenida, são vários momentos marcantes na vida de ambas. “Todos são inesquecíveis, é sempre uma emoção diferente”, diz Tati. Já Ana elege a melhor lembrança.  "Em 2010 homenageamos os 100 anos do Corinthians. Eu estava à frente do carro 5, acenei para o Ronaldo e ele pra mim. A arquibancada era toda corintiana, foi maravilhoso. Ele realmente é um fenômeno, o carnaval passava e parecia que só tinha ele, todos os celulares e câmeras focados no Ronaldo".
Fenômeno
Este ano a Gaviões da Fiel homenageia o ex-jogador com o enredo "R9 - O voo real do Fenômeno". "Ficamos muito felizes da nossa escola contar a história dele, é um ídolo mundial", diz a veterana. "Não tinha outro nome para dar para ele a não ser Fenômeno", completa Ana.
As duas relembram a noite em que ele foi ao ensaio na quadra da escola, em outubro do ano passado. “Foi linda a presença do Ronaldo aqui, um sonho para a nação corintiana. Ele falou no palco, desceu para a bateria, distribuiu beijos para as meninas, inclusive para a gente”, recorda Ana Paula. “O Ronaldo aprendeu a tocar surdo, sambou um pouquinho com a gente, foi super simpático”, entrega Tati.
  •  
Tem muita mulher que compra posto e vem pro carnaval por mídia, que contrata fotógrafo para fazer a polêmica da calcinha na avenida. Eu acho medíocre comprar cargo, mostrar calcinha. Eu não preciso disso"
Ana Paula Minerato
Responsabilidade
Elas se orgulham de terem conquistado seus postos por merecimento. “Sou uma rainha presente, tenho amor, dedicação e comprometimento com a escola. É uma honra muito grande ser querida pela comunidade, ser aceita à frente da bateria porque eles pediram e não porque paguei pelo posto, como muitas outras mulheres da mídia fazem”, alfineta Tati.
Ana Paula concorda com a irmã. “Temos uma responsabilidade grande, é um trabalho que arrepia de ver. A gente começou a desfilar porque gosta do som, da quadra, do samba, de estar aqui presente. A fama foi consequência por termos uma beleza diferenciada. Não tem irmãs loiras sambando no carnaval. Tem muita mulher que compra posto e vem pro carnaval por mídia, que contrata fotógrafo para fazer a polêmica da calcinha na avenida. Eu acho medíocre comprar cargo, mostrar calcinha. Eu não preciso disso”, dispara ela, sem citar nomes.
Tatiana e Ana Paula Minerato posam para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)Tati está com 24 anos e Ana Paula, 21
(Foto: Iwi Onodera/EGO)
Fantasia
O figurino da rainha promete luxo e riqueza. “A minha fantasia é meio medieval e realeza. Tem 500 penas de faisão branco tingidas em vermelho com strass boreal, que é difícil de achar, e cravejadas em swarovski. Muito, muito luxo”, anima-se a rainha, ao lado da musa, que completa. “A fantasia dela veio dos Emirados Árabes porque o tingimento é muito delicado pra chegar ao tom certo. Eu venho à frente do carro 2, que representa a Europa. Como a bandeira é azul, vou vir no tom azul Royal com estrelas, num esquema bem luxuoso. Mas não vou tombar a rainha, né?”, brinca.
As irmãs garantem que não há rivalidade entre elas para ver quem aparece mais no carnaval. “Existe sim, pelo espelho lá de casa para ver quem vai se maquiar primeiro para vir aos ensaios. A única rivalidade é ver quem vai se trocar primeiro, tomar banho primeiro. Por incrível que pareça, quem demora mais sou eu”, conta Ana. “A gente briga todo dia, mas se ama. Estamos sempre juntas, vamos pros ensaios... a gente se ajuda”, completa.
Tatiana e Ana Paula Minerato posam para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)Tatiane e Ana Paula Minerato (Foto: Iwi Onodera/EGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário