CRATO NOTICIAS player

domingo, 26 de janeiro de 2014

SEGURANÇA PÚBLICA: NOVA OFENSIVA PARA REDUZIR MORTES


Operação da SSPDS em 28 bairros das zonas Central e Oeste deu início à nova estratégia para reduzir homicídios.
As polícias Civil e Militar iniciaram, ontem, em Fortaleza, a primeira grande ofensiva conjunta de combate ao crime, de acordo com o novo modelo de gestão da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O objetivo da ação articulada pelos órgãos vinculados da SSPDS é conter a onda avassaladora de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte na Capital, denominados tecnicamente pela secretaria como Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI).
A região escolhida para a deflagração das operações foi a Área Integrada de Segurança Um (AIS 1), que compreende 28 bairros, numa extensa faixa territorial que vai do Centro de Fortaleza à zona Oeste.
A AIS-1, de acordo com s SSPDS, abrange as seguintes comunidades, Praia de Iracema, Centro, Moura Brasil, Jacarecanga, Monte Castelo, Ellery, Carlito Pamplona, Pirambu, Quintino Cunha, Vila Velha, Barra do Ceará, Jardim Guanabara, Álvaro Weyne, Jardim Iracema, Alagadiço, Amadeu Furtado, Benfica, Parquelândia, Bom Futuro, Damas, Farias Brito, Jardim América, Parque Araxá, Rodolfo Teófilo e Presidente Kennedy.
Cerca de 100 policiais civis e militares, com o apoio do Corpo de Bombeiros, de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e equipes da AMC iniciaram a operação por volta das 16 horas, na Praça de São Thiago, na confluência das avenidas Radialista José Limaverde e Costa Oeste (Vila do Mar), Barra do Ceará.
Flagrantes
A ação foi chefiada pessoalmente pelo coordenador do Comando do Policiamento da Capital (CPC), coronel João Batista Bezerra dos Santos; pelo delegado da seccional AIS-1 (34º DP), Romério Almeida; pelo diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Jairo Pequeno, e pelo comandante interino do 5º BPM, major Adrianízio.
Logo nas primeiras duas horas de operação, mais de 20 motocicletas e ciclomotores que transitavam irregulares foram apreendidos pela PM com o apoio da AMC. Segundo o major Océlio Alves, comandante da 3ªCia. do 5º BPM (Pirambu), essas apreensões são importantes por os veículos de duas rodas são os preferidos dos criminosos para fuga após o cometimento de assaltos e homicídios.
Segundo o delegado seccional Romério Almeida, além da apreensão dos veículos, foram lavrados flagrantes por tráfico de drogas, apreensão de crack, maconha, além da identificação e interdição de vários pontos comerciais que vinham funcionando de forma ilegal, como um clube no bairro Jardim Iracema, que vinha promovendo nos fins de semanas bailes funks, onde foram registrados atos de violência de gangues.
Em menos de duas horas, a Polícia Militar e as equipes da AMC apreenderam várias motocicletas que trafegavam na zona Oeste de forma irregular. São veículos desse tipo os mais usados por bandidos para fuga após assaltos e assassinatos
Operações
Para não superlotar as delegacias plantonistas da AIS-1 (7º e 34º DP, no Pirambu e Centro, respectivamente), foi montado um plantão extra com escrivães e inspetores do 33º DP (Goiabeiras), onde foram lavrados os flagrantes e Termos Circunstanciados de Ocorrência (T.C.O.s).
No Pirambu, onde no ano passado foram registrados cerca de 50 homicídios dolosos, a operação foi comandada pelo coronel Batista e pelo major Alves, resultando na apreensão de vários veículos irregulares, detenção de suspeitos e na ocupação policial pontos onde vinham ocorrendo constantes conflitos armados entre gangues, como a Praça do Abel, Quadra do Chico dos Ovos, Caldeirão e a Vila do Mar.
Na Avenida da Independência, no bairro Quintino Cunha, a PM prendeu Pedro Davi Barroso da Penha e Antônio Carlos da Silva Alves com vários papelotes de maconha, crack, celulares e dinheiro da venda das drogas. Já na Rua Rosalvo Quinderé, Rafael Ferreira Viana foi preso também com drogas.
Estratégia
A implantação das Áreas Integradas de Segurança (AIS) foi a fórmula encontrada pela equipe do secretário da Segurança Publica do estado, Servilho de Paiva, com o objetivo de melhor monitorar e combater o avanço do tráfico e, consequentemente, conter as altas taxas de CVLIs.
Conforme dados da SSPDS, em todo o Estado, 4.462 pessoas foram assassinadas em 2013, o que representa uma taxa de 50,83 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes.
FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
FONTE: DN

PAI E FILHO DE FORTALEZA MORREM EM CAPOTAMENTO DE HILUX NO MARANHÃO.

Dois homens, naturais de Fortaleza, morreram em um acidente de trânsito gravíssimo na manhã dessa terça-feira (21), na BR-226, entre os municípios de Porto Franco e Lajeado Novo, no Maranhão. O motorista da caminhonete Hilux de placa NNR-2368 perdeu o controle e o veículo capotou várias vezes.
As duas vítimas fatais eram pai e filho: Raimundo Pereira da Silva e Cristóvão Magno da Silva. O Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Imperatriz.
Os dois homens que também estavam no transporte sofreram ferimentos leves e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Franco. O condutor informou aos policiais rodoviários que no momento do capotamento chovia muito.

Com informações e imagem do blog Notícia da Foto.
Fonte: Ceará News 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário